Pesquisadores chineses desenvolvem submarino supersônico

Foto: inhabita

Pesquisadores chineses de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Harbin desenvolveram uma nova tecnologia que permite que submarinos viajem a velocidades supersônicas debaixo d'agua.
Foto: scmp

O segredo é a criação de uma “bolha” de ar que potencialize a supercavitação, uma tecnologia usada em torpedos para reduzir a lentidão causada pelo contato com a água durante a rota. Teoricamente, isso significa que os veículos poderiam alcançar a velocidade do som sob os mares, 5.800 Km/h. Porém, vários problemas atrapalham a implementação da tecnologia, como o fato de que o submarino precisaria ser lançado em alta velocidade para manter a bolha de ar necessária. Métodos tradicionais de direcionamento, como os lemes, também não funcionariam dentro da bolsa de ar, pois não haveria água em volta.

Foto: inhabita

Para resolver os contratempos, os cientistas afirmaram que fariam o veículo jorrar constantemente uma membrana líquida sob sua superfície, que reduziria a resistência da água até que ele conseguisse chegar à velocidade ideal. A partir daí, a mesma membrana criaria a supercavitação e controlaria a fricção e ajudaria na navegação. Mesmo com esses problemas contornados, um motor de foguete com a potência que permitisse percursos tão longos ainda precisa ser desenvolvido.
Fonte: Tecmundo

Comentários